Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


printf_tube

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
printf_tube [2019/09/04 20:00]
127.0.0.1 edição externa
printf_tube [2020/09/03 18:23] (atual)
200.162.228.141
Linha 1: Linha 1:
 ===== Print If ===== ===== Print If =====
-Retorna ​uma string se dada expressão condicional ​é avaliada como true e, opcionalmente,​ outra caso contrário. Se a expressão ainda depender ​de operandos ainda vazios, toda expressão é suspensa.+O tube printIf avalia ​uma expressão condicional e de acordo com sua avaliação retornará um texto para a consequência verdadeira e/ou um texto para a consequência falsa.
 \\ \\
 === Formato: === === Formato: ===
->   print printIf(//cond//, //ifStr// [, //elseStr//]) \\+>   print printIf(//condition//, //consequenceTRUE// [, //consequenceFALSE//]) \\
 === Parâmetros: ​ === === Parâmetros: ​ ===
-  * //cond//: Expressão condicional. +  * //condition//: Expressão condicional. 
-  * //ifStr//: Texto que será impresso caso a condição seja satisfeita. +  * //consequenceTRUE//: Texto que será impresso caso a condição seja satisfeita. 
-  * //elseStr//: Texto que será impresso caso a condição não seja satisfeita.+  * //consequenceFALSEr//: Texto que será impresso caso a condição não seja satisfeita(opcional). 
 + 
 +O tube printIf conta com três parâmetros,​ por meio dos quais é possível fazer a impressão de textos a partir de determinada condição. As condições a serem avaliadas terão sempre consequências verdadeiras e/ou falsas. Se consequência for avaliada como verdadeira, será impresso o texto dentro do segundo parâmetro (consequenceTRUE). Se a consequência for avaliada como falsa, será impresso o texto contido no terceiro parâmetro (consequenceFALSE).  
 === Retorno: ​ === === Retorno: ​ ===
-String de acordo com a avaliação ​da expressão ​condicional+O retorno do tube é uma String ​contendo o texto que resulta da avaliação da expressão condicional (consequência verdadeira e/ou falsa). 
 + 
 +=== Exemplos: === 
 + 
 +Primeiro observaremos o comportamento do tube utilizando exemplos numéricos. 
 + 
 +**1. A condição a ser avaliada poderá conter um valor numérico. No exemplo abaixo temos a condição “10 < 5” (leia-se: se 10 é menor que 5):** 
 + print printIf(10 < 5, “Essa condição tem uma consequência verdadeira”,​ “Essa condição tem uma consequência falsa”) 
 + 
 +Essa condição nunca terá uma consequência verdadeira, pois 10 NÃO é maior que 5, então o texto que será impresso é o do consequenceFALSE,​ isto é: "Essa condição tem uma consequência falsa"​ 
 + 
 +**2. Nesse caso, a condição criada é “10 > 5”. Essa condição tem uma consequência ​ verdadeira, pois 10 é maior que 5, então o texto que será impresso é o do consequenceTRUE:​ “Essa condição tem uma consequência verdadeira”,​ conforme abaixo:** 
 + print printIf(10 > 5, “Essa condição tem uma consequência verdadeira”,​ “Essa condição tem uma consequência falsa”) 
 + 
 +**3. A condição criada é “se a variável <​inteiro>​ for maior que 5, então será impresso ‘X’”.** 
 + printIf(<​inteiro>​ > 5, “X”) 
 + 
 +Enquanto a variável <​inteiro>​ não for respondida, a condição não é avaliada. Em outras palavras, é necessário o preenchimento dessa variável pelo usuário para que se proceda a avaliação da condição, que poderá ter uma consequência verdadeira e/ou falsa. Caso a resposta do usuário seja um número maior que 5, o texto “X” será impresso. Por outro lado, se o número inserido for menor que 5, nada acontecerá,​ pois não temos um texto previsto para uma consequência falsa (consequenceFALSE). 
 + 
 +**4. PrintIf simulando [[http://​docs.lawtex.com.br/​doku.php?​id=grammar_tube|grammar]] (aplicações pontuais de apenas gênero ou apenas número)** 
 + 
 +O tube printIf pode ser utilizado para flexões de gênero e número, por exemplo, para flexionar substantivos ​de acordo com o gênero da pessoa ​que se faz referência. 
 + printIf(<​generoDoAdv>​ == “Feminino”,​ “Advogada”,​ “Advogado”) 
 + 
 +**5. PrintIf no meio do texto (dois cenários diversos)** 
 + 
 +No mundo jurídico temos muitas variações de texto de acordo com o cenário em questão, um exemplo muito comum é o endereçamento das ações. Vejamos o exemplo abaixo em que se tem como condição o procedimento ser ou não da “Justiça Comum”: 
 + print “EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA ” & printIf(<​dadosDoProcesso.procedimentoComumOuJEC>​ == “Justiça Comum”, “CÍVEL DO FORO”, DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO”) & “ DE SÃO PAULO – SP” 
 + 
 +**6. PrintIf em atribuição** 
 + 
 +No direito usamos palavras técnicas essências em nossos documentos jurídicos, por exemplo, na área societária usamos a expressão ​"​ação"​ quando trata-se de uma Sociedade Anônima, e "​quota"​ quando é uma Sociedade Limitada. No exemplo a seguir, vamos utilizar a atribuição para nos ajudar a usar corretamente essas expressões,​ uma vez que, a variável <​printAcao>​ armazenará o resultado da condição do printIf: ​  
 + <​printAcao>​ = printIf(<​tipoSociedade>​ == “S.A.”, “ação”,​ “quota”) 
 +Sendo assim, se a resposta da variável <​tipoSociedade>​ for Sociedade Anônima então a variável <​prinAcao>​ terá o valor "​ação",​ por seguinte, se imprimirmos a variável <​printAcao>​ teremos o texto "​ação"​. Caso contrário, a variável <​printAcao>​ terá o valor de "​quota"​ e teremos o texto "​quota"​  
 +  
 +**7. PrintIf com duas condições** 
 + 
 +No exemplo a seguir, vamos utilizar os tube isNotEmpty e endsWith para avaliar se o usuário terminou o texto com ponto final ou não. Caso tenha terminado com ponto, não incluiremos nada, caso contrário incluiremos o ponto final. 
 + print <​texto>​ & printIf(<​texto>​.isNotEmpty AND <​texto>​.endsWith(“.”),​ null, “.”) 
 + 
 +**8. PrintIf com lista não atômica (atomic = false)** 
 + 
 +No contexto dos pedidos de uma contestação trabalhista,​ usaremos o printIf para fazer a impressão do resumo das preliminares apresentadas,​ que podem ser cumulativas Para realizar a impressão de texto de cada um dos itens da lista, é necessário inserir um printIf para cada uma das preliminares. Nesse sentido, teremos a impressão de texto apenas para a consequência verdadeira da condição, pois não há texto previsto caso a consequência da condição seja falsa. 
 + print “Diante do exposto, requer que seja acolhida a preliminar de ” & printIf(“Inépcia da inicial” IN <​preliminares>,​ “inépcia da inicial, ”) & printIf(“Prescrição trienal” IN <​preliminares>,​ “prescrição trienal, ”) & “julgando a presente demanda extinta sem resolução do mérito.”  
 + 
 +**9. PrintIf com boolean** 
 + 
 +No contexto de uma contestação telefônica,​ usaremos o printIf para avaliar a inclusão de multa por meio de uma variável do tipo Boolean (<​multa>​)  
 + print printIf(<​multa>​ == true, “sob pena de multa”) 
 +Nesse sentido, caso a consequência da expressão booleana seja verdadeira, tem-se o texto “sob pena de multa”. Por outro lado, se a consequência da expressão booleana for falsa, isto é, caso não haja multa, nada acontece, pois não temos um texto previsto para uma consequência falsa (consequenceFALSE). 
 + 
  
- Exemplo: print printIf(10 < 5, "Não vai imprimir nada, isso pois 10 NÃO é menor que 5") 
-          print printIf(10 > 5, "​Imprime isso pois 10 é maior que 5", "Só imprimiria isso se 10 NÃO  
-                    fosse maior que 5") 
-          print printIf(<​int>​ > 5, "​X"​) -- se a variável <int> ainda não foi respondida, o tube é suspenso 
-                    até que <int> tenha valor 
printf_tube.1567627247.txt.gz · Última modificação: 2019/09/04 20:00 por 127.0.0.1