Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


printf_tube

O tube printIf avalia uma expressão condicional e de acordo com sua avaliação retornará um texto para a consequência verdadeira e/ou um texto para a consequência falsa.

Formato:

print printIf(condition, consequenceTRUE [, consequenceFALSE])

Parâmetros:

  • condition: Expressão condicional.
  • consequenceTRUE: Texto que será impresso caso a condição seja satisfeita.
  • consequenceFALSEr: Texto que será impresso caso a condição não seja satisfeita(opcional).

O tube printIf conta com três parâmetros, por meio dos quais é possível fazer a impressão de textos a partir de determinada condição. As condições a serem avaliadas terão sempre consequências verdadeiras e/ou falsas. Se consequência for avaliada como verdadeira, será impresso o texto dentro do segundo parâmetro (consequenceTRUE). Se a consequência for avaliada como falsa, será impresso o texto contido no terceiro parâmetro (consequenceFALSE).

Retorno:

O retorno do tube é uma String contendo o texto que resulta da avaliação da expressão condicional (consequência verdadeira e/ou falsa).

Exemplos:

Primeiro observaremos o comportamento do tube utilizando exemplos numéricos.

1. A condição a ser avaliada poderá conter um valor numérico. No exemplo abaixo temos a condição “10 < 5” (leia-se: se 10 é menor que 5):

print printIf(10 < 5, “Essa condição tem uma consequência verdadeira”, “Essa condição tem uma consequência falsa”)

Essa condição nunca terá uma consequência verdadeira, pois 10 NÃO é maior que 5, então o texto que será impresso é o do consequenceFALSE, isto é: “Essa condição tem uma consequência falsa”

2. Nesse caso, a condição criada é “10 > 5”. Essa condição tem uma consequência verdadeira, pois 10 é maior que 5, então o texto que será impresso é o do consequenceTRUE: “Essa condição tem uma consequência verdadeira”, conforme abaixo:

print printIf(10 > 5, “Essa condição tem uma consequência verdadeira”, “Essa condição tem uma consequência falsa”)

3. A condição criada é “se a variável <inteiro> for maior que 5, então será impresso ‘X’”.

printIf(<inteiro> > 5, “X”)

Enquanto a variável <inteiro> não for respondida, a condição não é avaliada. Em outras palavras, é necessário o preenchimento dessa variável pelo usuário para que se proceda a avaliação da condição, que poderá ter uma consequência verdadeira e/ou falsa. Caso a resposta do usuário seja um número maior que 5, o texto “X” será impresso. Por outro lado, se o número inserido for menor que 5, nada acontecerá, pois não temos um texto previsto para uma consequência falsa (consequenceFALSE).

4. PrintIf simulando grammar (aplicações pontuais de apenas gênero ou apenas número)

O tube printIf pode ser utilizado para flexões de gênero e número, por exemplo, para flexionar substantivos de acordo com o gênero da pessoa a que se faz referência.

printIf(<generoDoAdv> == “Feminino”, “Advogada”, “Advogado”)

5. PrintIf no meio do texto (dois cenários diversos)

No mundo jurídico temos muitas variações de texto de acordo com o cenário em questão, um exemplo muito comum é o endereçamento das ações. Vejamos o exemplo abaixo em que se tem como condição o procedimento ser ou não da “Justiça Comum”:

print “EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA ” & printIf(<dadosDoProcesso.procedimentoComumOuJEC> == “Justiça Comum”, “CÍVEL DO FORO”, DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO”) & “ DE SÃO PAULO – SP”

6. PrintIf em atribuição

No direito usamos palavras técnicas essências em nossos documentos jurídicos, por exemplo, na área societária usamos a expressão “ação” quando trata-se de uma Sociedade Anônima, e “quota” quando é uma Sociedade Limitada. No exemplo a seguir, vamos utilizar a atribuição para nos ajudar a usar corretamente essas expressões, uma vez que, a variável <printAcao> armazenará o resultado da condição do printIf:

<printAcao> = printIf(<tipoSociedade> == “S.A.”, “ação”, “quota”)

Sendo assim, se a resposta da variável <tipoSociedade> for Sociedade Anônima então a variável <prinAcao> terá o valor “ação”, por seguinte, se imprimirmos a variável <printAcao> teremos o texto “ação”. Caso contrário, a variável <printAcao> terá o valor de “quota” e teremos o texto “quota”

7. PrintIf com duas condições

No exemplo a seguir, vamos utilizar os tube isNotEmpty e endsWith para avaliar se o usuário terminou o texto com ponto final ou não. Caso tenha terminado com ponto, não incluiremos nada, caso contrário incluiremos o ponto final.

print <texto> & printIf(<texto>.isNotEmpty AND <texto>.endsWith(“.”), null, “.”)

8. PrintIf com lista não atômica (atomic = false)

No contexto dos pedidos de uma contestação trabalhista, usaremos o printIf para fazer a impressão do resumo das preliminares apresentadas, que podem ser cumulativas Para realizar a impressão de texto de cada um dos itens da lista, é necessário inserir um printIf para cada uma das preliminares. Nesse sentido, teremos a impressão de texto apenas para a consequência verdadeira da condição, pois não há texto previsto caso a consequência da condição seja falsa.

print “Diante do exposto, requer que seja acolhida a preliminar de ” & printIf(“Inépcia da inicial” IN <preliminares>, “inépcia da inicial, ”) & printIf(“Prescrição trienal” IN <preliminares>, “prescrição trienal, ”) & “julgando a presente demanda extinta sem resolução do mérito.” 

9. PrintIf com boolean

No contexto de uma contestação telefônica, usaremos o printIf para avaliar a inclusão de multa por meio de uma variável do tipo Boolean (<multa>)

print printIf(<multa> == true, “sob pena de multa”)

Nesse sentido, caso a consequência da expressão booleana seja verdadeira, tem-se o texto “sob pena de multa”. Por outro lado, se a consequência da expressão booleana for falsa, isto é, caso não haja multa, nada acontece, pois não temos um texto previsto para uma consequência falsa (consequenceFALSE).

printf_tube.txt · Última modificação: 2020/09/03 18:23 por 200.162.228.141