Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


is_valid_cnj_tube

Is valid CNJ

A função do tube isValidCNJ é verificar se o número do processo informado é ou não válido de acordo com o CNJ

Formato:

• <cnj>.isValidCNJ()

• isValidCNJ(<cnj>)

Parâmetros:

CNJ: variável ou field do tipo String informando um número do CNJ (número do processo).

Retorno:

O retorno do tube isValidCNJ é verdadeiro (true) se o número informado for válido ou falso (false) caso se trate de número inválido. Recomendamos que esse tube seja utilizado conjuntamente com os tubes error ou alert, pois caso seja inválido, aparecerá na tela uma mensagem de erro ou alerta, informando que o número digitado deve ser substituído por um número válido.

O retorno é booleano (true ou false) e pode ser utilizado como condições de operadores como if, elseif e printif. Isto significa que verificaremos se a variável ou field recebeu alguma resposta ou não (apenas para relembrar, como se trata de um desvio condicional, é necessário ter sempre uma condição e consequência a partir do retorno ser verdadeiro ou falso).

Exemplos:

1. isValidCNJ com error. A combinação dos tubes isValidCNJ e error, é comumente usada, de modo que se o número CNJ informado for inválido, surgirá uma mensagem de erro, impossibilitando o usuário de prosseguir com o preenchimento do template até que seja corrigida a informação.

if (isValidCNJ(<dadosDoProcesso.numero>)== false) {
  <dadosDoProcesso.numero>. error("O número CNJ informado é inválido")
}

2. isValidCNJ com alerta. . A combinação dos tubes isValidCNJ e alert, é comumente usada, de modo que se o número CNJ informado for inválido, surgirá uma mensagem de alerta, informando o usuário sobre a invalidez do número informado. Em se tratando do tube alert, o usuário poderá ignorar a informação e prosseguir com o preenchimento do template, sem a necessidade de modificação de resposta.

if (isValidCNJ(<dadosDoProcesso.numero>) == false) {
   <dadosDoProcesso.numero>.alert("O número CNJ informado é inválido")
}

Informações adicionais:

O tube pode estar associado a utilização ou não do uso de máscara na parte declarativa. Caso opte pela utilização da máscara, será definido o formato de preenchimento para o usuário. Por exemplo:

+<numerodDoProcesso> : String where (“CNJ”)

O que vai aparecer para o usuário na interface: 0000000-00.0000.000.0000

Nesse cenário específico, o tube fará a validação apenas dos números.

Caso opte por não utilizar a máscara na parte declarativa, será possível validar números, além de aceitar os caracteres “ . ” e “ - ”, independentemente de sua disposição durante o preenchimento.

Admite-se o uso de máscara na variável para limitar os campos de preenchimento do usuário, caso esta não seja utilizada.

is_valid_cnj_tube.txt · Última modificação: 2020/08/31 13:09 por 177.9.242.238