Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


is_empty_tube

IsEmpty

O tube isEmpty verifica se uma variável ou campo foi acessado e está vazio, ou seja, não recebeu nenhuma resposta do usuário ou do programador.

Formato:

<var>.isEmpty()
isEmpty(<var>)

Parâmetros:

  • var: variável ou campo a ser verificado, de qualquer tipo.

Retorno:

  • O tube dá um retorno verdadeiro (true) caso a variável tenha sido acessada e não tenha recebido resposta. Por outro lado, dá um retorno falso (false) caso tenha recebido uma resposta.
  • Caso não tenha recebido resposta e não tenha sido acessada (seja porque o usuário não abriu o card correspondente, seja porque a variável é oculta), o tube não dá retorno.
  • Como o retorno é booleano (true ou false), pode ser utilizado como condição de operadores como if, elseif e printIf. Isso significa que verificaremos se a variável ou campo recebeu alguma resposta ou não (apenas para relembrar, como se trata de um desvio condicional, é necessário ter sempre uma condição e consequência a partir do retorno ser verdadeiro ou falso).

Exemplos:

1. isEmpty com printIf. Seu uso é comum com variáveis facultativas, uma vez que é aplicável ao caso em que a variável pode ser acessada sem receber resposta (dando um retorno verdadeiro (true) ao tube). Considere uma struct de qualificação, contendo o campo facultativo [email]. É possível fazer o print desse campo em combinação com o tube printIf.

print "E-mail: " & printIf(<qualificacao.email>.isEmpty(), "não informado", <qualificacao.email>) & "."

2. isEmpty com uso de tópico. É possível condicionar o uso de teses à ausência de resposta em um campo. Considere uma contestação trabalhista em que o autor pede equiparação salarial. Na struct referente ao paradigma, declara-se o campo facultativo [salario]. Caso o salário não tenha sido indicado pelo autor, uma preliminar de inépcia pode ser acionada.

if (<paradigma.salario>.isEmpty()) {
    use TOP_Preliminar_PedidoIncerto
}
is_empty_tube.txt · Última modificação: 2020/10/23 15:22 por gabriel_vieira