Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


expanded_ordinal_tube

Expanded ordinal

O tube expandedOrdinal tem como função retornar ao usuário um número ordinal escrito por extenso, que tenha sido preenchido no formato numérico. Além disso, é possível realizar flexão de gênero (feminino/masculino) e número (singular/plural).

Formato:

expandedOrdinal(<num>, “generoDaUnidade”, “pluralDaUnidade”)

Parâmetros:

  • num: Variável do tipo Integer (inteiro) na qual será indicado o número a ser escrito por extenso e em formato ordinal.
  • generoDaUnidade: Gênero da variável, que pode ser masculino ou feminino. Para realizar a flexão de gênero, será necessário especificá-lo, nos seguintes formatos: “M” ou “F”. Caso o gênero não seja especificado, a conversão em número ordinal será realizada automaticamente no masculino.
  • pluralDaUnidade: Flexão de número, que pode ser singular ou plural. Para realizar a flexão, será necessário utilizar os seguintes formatos: “singular” ou “plural”. A flexão se dará automaticamente (default) para o singular, caso não seja especificada a alteração.

Retorno:

O retorno do tube expandedOrdinal é uma String que corresponderá ao número ordinal escrito por extenso.

Exemplos:

1. expandedOrdinal com variável do tipo Integer, sem especicação do gênero: O tube expandedOrdinal deve ser utilizado em variáveis do tipo Integer. No exemplo abaixo, a variável descrita como <numeroDeOrdem> corresponde ao número inteiro, que será preenchido pelo usuário e transformado em número escrito por extenso no formato ordinal. Caso usuário preencha o número “2”, por exemplo, terá o seguinte retorno a partir do tube:

print "O " & expandedOrdinal(<numeroDeOrdem>) & " reclamante informa que não tem interesse na realização de 
      audiência de conciliação."

Retorno: “O segundo reclamante informa que não tem interesse na realização de audiência de conciliação.”

Como mencionado anteriormente, esse tube possui como default (sugestão) o gênero masculino, isto é, se o gênero não for especificado, será feita flexão automaticamente para o masculino. No caso acima, não especificamos o gênero que o número deveria ser flexionado, de modo que o retorno foi no gênero masculino.

2. expandedOrdinal com variável do tipo Integer, com especificação do gênero: Se o usuário desejar que o número a ser escrito por extenso seja flexionado para o gênero feminino deverá indicar o parâmetro de gênero representado pela letra “F”. Dessa forma, se o usuário indicar o número “1” por exemplo, terá o seguinte retorno:

print "A " & expandedOrdinal(<numeroDeOrdem>, “F”) & " reclamada informou que arcará com as custas 
      processuais."

Retorno: “A primeira reclamada informou que arcará com as custas processuais ”

3. expandedOrdinal com variável do tipo Integer e no singular: O tube possui como default (sugestão) a flexão para o singular, isto é, se o parâmetro de número não for especificado, será feita flexão automaticamente para o singular. No exemplo abaixo, não especificamos o parâmetro que o número deveria ser flexionado, de modo que o retorno será no singular. Caso usuário preencha o número “2”, por exemplo, terá o seguinte retorno a partir do tube:

print "O " & expandedOrdinal(<numeroDeOrdem>) & " reclamante informa que não tem interesse na realização de 
      audiência de conciliação."

Retorno: “O segundo reclamante informa que não tem interesse na realização de audiência de conciliação.”

4. expandedOrdinal com variável do tipo Integer e no plural: Se o usuário desejar que o número a ser escrito por extenso seja flexionado para o plural, deverá indicar o parâmetro de número representado pela palavra “plural”. Dessa forma, se o usuário indicar o número “1” por exemplo, terá o seguinte retorno:

print "Os " & expandedOrdinal(<numeroDeOrdem>, “plural”) & " parágrafos da cláusula que tratada da rescisão 
      contratual são inválidos."

Retorno: “Os primeiros parágrafos da cláusula que tratada da rescisão contratual são inválidos.”

Outros exemplos práticos de utilização do tube expandedOrdinal:

expandedOrdinal(1) = primeiro
      expandedOrdinal(1,"F") = primeira
      expandedOrdinal(1,"plural") = primeiros
      expandedOrdinal(1, "F", "plural") = primeiras
expanded_ordinal_tube.txt · Última modificação: 2020/08/31 13:35 por 177.9.242.238