O tube expandedOrdinal tem como função retornar ao usuário um número ordinal escrito por extenso, que tenha sido preenchido no formato numérico. Além disso, é possível realizar flexão de gênero (feminino/masculino) e número (singular/plural).
expandedOrdinal(<num>, “generoDaUnidade”, “pluralDaUnidade”)
O retorno do tube expandedOrdinal é uma String que corresponderá ao número ordinal escrito por extenso.
1. expandedOrdinal com variável do tipo Integer, sem especicação do gênero: O tube expandedOrdinal deve ser utilizado em variáveis do tipo Integer. No exemplo abaixo, a variável descrita como <numeroDeOrdem> corresponde ao número inteiro, que será preenchido pelo usuário e transformado em número escrito por extenso no formato ordinal. Caso usuário preencha o número “2”, por exemplo, terá o seguinte retorno a partir do tube:
print "O " & expandedOrdinal(<numeroDeOrdem>) & " reclamante informa que não tem interesse na realização de audiência de conciliação."
Retorno: “O segundo reclamante informa que não tem interesse na realização de audiência de conciliação.”
Como mencionado anteriormente, esse tube possui como default (sugestão) o gênero masculino, isto é, se o gênero não for especificado, será feita flexão automaticamente para o masculino. No caso acima, não especificamos o gênero que o número deveria ser flexionado, de modo que o retorno foi no gênero masculino.
2. expandedOrdinal com variável do tipo Integer, com especificação do gênero: Se o usuário desejar que o número a ser escrito por extenso seja flexionado para o gênero feminino deverá indicar o parâmetro de gênero representado pela letra “F”. Dessa forma, se o usuário indicar o número “1” por exemplo, terá o seguinte retorno:
print "A " & expandedOrdinal(<numeroDeOrdem>, “F”) & " reclamada informou que arcará com as custas processuais."
Retorno: “A primeira reclamada informou que arcará com as custas processuais ”
3. expandedOrdinal com variável do tipo Integer e no singular: O tube possui como default (sugestão) a flexão para o singular, isto é, se o parâmetro de número não for especificado, será feita flexão automaticamente para o singular. No exemplo abaixo, não especificamos o parâmetro que o número deveria ser flexionado, de modo que o retorno será no singular. Caso usuário preencha o número “2”, por exemplo, terá o seguinte retorno a partir do tube:
print "O " & expandedOrdinal(<numeroDeOrdem>) & " reclamante informa que não tem interesse na realização de audiência de conciliação."
Retorno: “O segundo reclamante informa que não tem interesse na realização de audiência de conciliação.”
4. expandedOrdinal com variável do tipo Integer e no plural: Se o usuário desejar que o número a ser escrito por extenso seja flexionado para o plural, deverá indicar o parâmetro de número representado pela palavra “plural”. Dessa forma, se o usuário indicar o número “1” por exemplo, terá o seguinte retorno:
print "Os " & expandedOrdinal(<numeroDeOrdem>, “plural”) & " parágrafos da cláusula que tratada da rescisão contratual são inválidos."
Retorno: “Os primeiros parágrafos da cláusula que tratada da rescisão contratual são inválidos.”
Outros exemplos práticos de utilização do tube expandedOrdinal:
expandedOrdinal(1) = primeiro expandedOrdinal(1,"F") = primeira expandedOrdinal(1,"plural") = primeiros expandedOrdinal(1, "F", "plural") = primeiras